5 propagandas da Google que dizem muito em poucas palavras

Para alguns, é um sistema de busca. Para outros, uma desenvolvedora de aplicativos. Também pode-se dizer que é uma gigante da geolocalização. Ou talvez você acredite que é o empreendimento corporativo do Pink e do Cérebro. Mas, para quem prefere uma definição mais simples, basta dizer que a Google é hoje uma das maiores empresas de publicidade do mundo.

Pois bem. Em casa de ferreiro… O espeto é de metal, mesmo. O pessoal de Mountain View tem caprichado nos comerciais e anúncios criativinhos, ultimamente. Quase todas essas propagandas se assemelham em um aspecto: a economia de palavras. Mesmo assim, dizem tudo o que a gente precisa saber para adorar o produto anunciado. Não é o sonho de todo redator?

1. Google Search Stories – Parisian Love

A Google não é exatamente conhecida por anunciar na mídia tradicional. Mas, em 2010, a companhia surpreendeu muita gente ao veicular no espaço mais caro e concorrido da mídia no Sistema Solar: o intervalo do Super Bowl. A peça escolhida faz parte do projeto Search Stories, formado por pequenos vídeos que mostram como as buscas online fazem parte das nossas vidas. Com esse tipo de iniciativa, a Google mostra que não apenas acredita na importância das histórias no marketing, mas também que sabe como contá-las de maneira simples sem ser trivial.

2. Google Chrome – Features List

No YouTube, há um canal inteirinho de vídeos bacanas dedicados ao Chrome. Neste filme, os recursos do navegador da Google são apresentados em em uma série de simpáticas metáforas. Em vez de um longo discurso técnico sobre a experiência do usuário no acesso à internet, o que se vê aqui é uma divertida brincadeira com as (poucas) palavras.

3. Google Instant – Bob Dylan

O Google Instant foi criado para nos ajudar a fazer buscas mais reveladoras. No entanto, por algum motivo, a gente adora ver a ferramenta sendo usada em nome da música. Para divulgar o serviço, a Google usou o hit sessentista Subterranean Homesick Blues. Este vídeo foge um pouco ao padrão dos outros, por usar um volume razoavelmente maior de palavras, Mas quando são palavras cantadas pelo Bob Dylan… Quem se incomoda?

4. Google Mobile – Pizza

Se você não entendeu, o vídeo promove o Google Search para celulares, uma ferramenta que permite ao usuário usar comandos de voz para encontrar estabelecimentos próximos – incluindo pizzarias. Deve ser o comercial que mais repetiu a mesma palavra em toda a história da publicidade. Só é uma pena que ele não seja estrelado pelo Samuel Silva.

5. Google.com – Campanha institucional

Google - Battleship

Google - Astronaut

Google - Jetlag

Imagens via ibelieveinadv.com

Nós sabemos o que você procura, mesmo quando você não sabe”. Esse é o tema da campanha para mídia impressa criada pela Grey (Turquia) para a Google. Trata-se de uma referência às sugestões do buscador, aquelas que aparecem quando você comete algum erro ortográfico ao digitar sua pesquisa. Aqui, é como se o usuário tivesse procurado “battlesheep” (ovelha de guerra) em vez de “battleship” (navio de guerra); “astronut” (amêndoa espacial) em vez de “astronaut” (astronauta); e “jetleg” (perna de jato) em vez de “jetlag” (fadiga de viagem).

A Google é uma grande especialista em transmitir ao público aquela imagem de empresa que sabe o que faz. Poucas multinacionais são tão eficazes nesse quesito. E poucas mostram tanta simplicidade em seus materiais publicitários. Eu, particularmente, não tenho qualquer dúvida de que uma coisa está diretamente ligada à outra.

Pode procurar no Google.

Tags: , , ,

1 comentário sobre "5 propagandas da Google que dizem muito em poucas palavras"

Comente