Cannes Lions 2010 >> 10 premiados que dão show na redação – Outdoor

Atenção, redatores. Atenção, publicitários em geral. Atenção, tiazinhas que acompanham qualquer coisa dividida em capítulos, mesmo que não seja escrita pelo Manoel Carlos. É hora de mais um capítulo da minha série de artigos sobre o Festival de Publicidade de Cannes 2010, iniciada aqui e continuada aqui.

Hoje, vou apresentar alguns ótimos trabalhos de redação na categoria Outdoor – dez, para ser mais exato. Vamos a eles.

1. Diesel (grife) >> Smart May Have the Brains

Prêmio >> Grand Prix

Diesel >> Smart May Have the Brains

A campanha é polêmica e algumas de suas peças chegaram a ser banidas no Reino Unido. Também já vi bastante gente fazendo objeção ao “be stupid”. Bom, não vou entrar nesse debate. Minha intenção aqui é apenas mostrar como a redação foi capaz de transmitir bem o conceito, conseguiu traduzir o que a marca quer dizer quando manda o público ser idiota. A agência que teve “the balls” para o serviço foi a Anomaly (EUA), do redator Sean McLaughlin.

2 – MASP (Museu de Arte de São Paulo) >> Pink and Blue

Prêmio >> Leão de Bronze

MASP >> Pink and Blue

Cinco palavras para descrever essa campanha? Simples, simples, simples, inteligente e simples. Caso eu ainda não tenha dito, a ideia é super simples: se você gosta de ver obras de arte, elas também gostam de ver você. E o texto mata a pau. Ou a pincel, sei lá. A peça aí de cima só não é totalmente brasileira porque a pintura que a ilustra é de Renoir – criação da DM9DDB, com redação de Edson Oda.

3 – Swirl (bolsas de coleta de pó) >> Ziggy

Prêmio >> Leão de Bronze

Swirl >> Ziggy

Bêbados, papagaios, Joãozinhos e pontinhos à parte, existe uma categoria de piadas à qual pouca gente dá importância: as piadinhas de redator. Uma que delas conta que, certo dia, uma cantora chamada Dusty Springfield encontrou um aspirador de pó equipado com bolsa de coleta da marca Swirl. O aparelho limpou o “Dust” (“pó”, em inglês) do nome da moça e ela passou a se chamar “Y Springfield”. A historinha fui eu que inventei, mas o redator da campanha é Marc Steinberg, da BBDO (Alemanha).

4 – CafiAspirina (medicamento) >> Teenage Daughter’s Boyfriend

Prêmio >> Leão de Bronze

CafiAspirina >> Teenage Daughter's Boyfriend

Ainda no espírito do item anterior, eis mais uma campanha em que o texto é o elemento criativo principal da peça. Destaque também para o bom slogan do produto, que é uma espécie de Aspirina mais forte. Se for à AlmapBBDO, que criou à peça, cumprimente a equipe do redator Marco Giannelli.

5 – Fraich’Frites (batatas fritas) >> Ida

Prêmio >> Leão de Prata

Fraich'Frites >> Ida

Acho chutabundisticamente bacana quando uma campanha consegue utilizar temas familiares sem pieguice, com bom humor e total adequação. É o caso dessa peça, cujo texto é tão espirituoso quanto a imagem da criança com cara de ¬¬
A agência por trás do trampo é a Grey (França) e o redator é Benjamin Dessagne.

6 – Graco (berços para bebês) >> Man Baby

Prêmio >> Leão de Bronze

Graco >> Man Baby

“Quando seu bebê dorme, você dorme como um bebê”. Simples assim. Respondem pela campanha os redatores Nicolas Neumann e Felipe Manalich, da Ogilvy & Mather (Chile).

7 – Mint Museum of Toys (museu de brinquedos) >> Dolls

Prêmio >> Leão de Prata

Mint Museum of Toys >> Dolls

Gosto de absolutamente tudo nessa peça. O discurso consegue ser emocional sem ser demagógico. A hierarquia aplicada aos campos de texto – os mais importantes em tamanho maior – resolve a redação aparentemente excessiva para mídia exterior. A direção de arte é muito boa. E, ao terminar de ler, só não peguei um busão direto para o museu porque ele fica a pelo menos um oceano de distância. A Y&R (Singapura) é a responsável pelo trabalho, do qual participou o redator Mark Fong.

8 – Bistro Baguettes (baguete francesa) >> Mair Sea Book Who

Prêmio >> Leão de Bronze

Bistro Baguettes >> Mair Sea Book Who

Provavelmente, todo mundo já conhece a versão português-inglês da brincadeirinha acima: cow view floor (couve-flor), is key see (esqueci), puts grill low (putzgrila)… Aqui, a BBDO (Alemanha) pegou expressões comuns do idioma francês e as “traduziu” para o inglês. Tudo para mostrar que as baguetes da Dr. Oetker fazem a cultura francesa ficar mais fácil, da gastronomia ao idioma. A campanha é assinada pelos redatores Thomas Kuhn e Richard Taylor.

9 – HBO (canal de TV, ô!) >> Cube Film Installation

Prêmio >> Leão de Ouro

Já falei mais de uma vez, por aqui: na minha opinião, o papel do redator não é apenas redigir – é contar histórias. Ou colaborar para que elas sejam contadas, com a utilização de texto, de imagens, de sons ou do recurso que for necessário. A BBDO (EUA), seguindo o conceito “It’s more than you imagined”, criou para a HBO instalações que exibem vídeos em 3 cidades norte-americanas. Com um detalhe: cada história é exibida por 4 ângulos simultaneamente, o que exige roteiros tão precisos quanto trabalhosos. O redator da vez é Adam Reeves, mas os créditos, evidentemente, vão também para o pessoal da produção de conteúdo da BBDO.

10 – Revista Go Outside >> Go Visit Your Wallpaper

Prêmio >> Leão de Bronze

Revista Go Outside >> Go Visit Your Wallpaper

A campanha da Talent é para a edição brasileira da Go Outside Magazine, publicação dedicada às atividades ao ar livre. A ideia é a seguinte: você entra em visiteseuwallpaper.blogspot.com, baixa um set de ícones parecidos com esses que todos nós temos em nossos desktops, imprime, leva os ícones impressos para alguma paisagem bonita e fotografa. Além de ter sua foto publicada no blog, você terá passado momentos super agradáveis em um lugar onde a única coisa relacionada aos computadores é o visual digno dos mais belos wallpapers.

Meu destaque aqui vai para o fato de que a redação traz mais do que um jogo de palavras ou um call to action direcionado à compra de um produto. A frase “Visite seu wallpaper”, dos redatores Philippe Degen e Pedro Bullos, é um convite a uma atividade divertida e ao engajamento, não ao consumo. O contato do público com a Go Outside é consequência. E isso é formidável.

Até a próxima.

Veja também:

  1. Cannes Lions 2010 >> 10 premiados que dão show na redação – Film
  2. Cannes Lions 2010 >> 10 premiados que dão show na redação – Press
  3. Cannes Lions 2010 >> 10 premiados que dão show na redação – Radio [ATUALIZADO]
  4. Cannes Lions 2010 >> 10 premiados que dão show na redação – Cyber
  5. 3 tendências que redefinem a redação publicitária

Tags: , ,

Comente