Twitter e as sutis ciladas dos Trending Topics

Até bem pouco tempo atrás, não era raro ver propaganda de Viagra a 1 dólar e outros spams, digamos… nada excitantes, entre os Trending Topics do Twitter. O problema foi quase totalmente corrigido, mas nada é perfeito. Ainda vivemos em um mundo cheio de pegadinhas.

Hoje, por exemplo, a lista de expressões mais tuitadas incluia um curioso “No iPhone OS 4”. Seria um ato global de repúdio ao novo sistema operacional do smartphone da Apple? Estaria a marca da maçã prestes a lançar um abacaxi mercadológico?

No iPhone OS 4.0

Nada disso. O fato é que um e-mail do próprio Steve Jobs a um investidor alemão revelou que o iPhone OS 4.0 não funcionará no iPhone 2G. O que deu origem a uma das manchetes mais comentadas do dia: “No iPhone OS 4.0 Support for Original iPhone”.

Aí o sistema de rankeamento dos Trending Topics considerou apenas uma parte da frase, cortando-a no ponto final entre o quatro e o zero. Claro que, com uma simples busca no próprio Twitter, qualquer pessoa desfaz um mal entendido como esse.

No iPhone OS 4.0 - Search

Mas, de qualquer forma, se a sua marca está no Twitter e não tem o mesmo prestígio que a Apple ou a mesma capacidade de fazer as pessoas buscarem mais informações sobre uma aparente manifestação negativa do consumidor, é bom ficar de olho.

Tags: ,

Comente